sábado, 10 de outubro de 2009

Vencendo a timidez


Para as pessoas que estão começando a evangelizar o maior obstáculo é a timidez. Mas vale lembrar que a timidez pode e deve ser combatida na hora da evangelização

No começo é sempre difícil vencer o medo de parar pessoas na rua que não conhecemos ou falar para um grupo delas, isso é algo natural, acontece com todo mundo. Mas a melhor forma de vencer o medo é enfrentá-lo. Nas primeiras vezes que a pessoa evangeliza fica com vergonha de abordar as primeiras pessoas, depois a timidez desaparece. É mais difícil falar para as primeiras pessoas, depois fica natural.

Com o passar do tempo, a timidez some totalmente, até mesmo alguém que antes era extremamente tímido, começa a falar com naturalidade em qualquer situação. Por isso eu recomendo ao evangelista iniciante que vença a timidez com a prática do evangelismo.

É importante também evangelizar sempre com no mínimo mais uma pessoa. Jesus mandou seus apóstolos evangelizarem de dois em dois.
A obra de Deus é algo muito complicado, satanás faz de tudo para desanimar os crentes. Se a pessoa sai para evangelizar com outra, elas compartilham suas experiências, e se apóiam.

A oração também é algo muito importante para vencer a timidez, se estamos cheios do espírito fica tudo mais fácil. Em Atos 4:24-31 há um exemplo dos primeiros cristãos que pediram a Deus ousadia e sairam pregando por toda a parte:



"...E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há;
Que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram os gentios, e os povos pensaram coisas vãs?
Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram à uma, Contra o Senhor e contra o seu Ungido.
Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel;
Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer.
Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;
Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.
E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus."


Então não esqueça, vença sua timidez com a prática do evangelismo, evangelize sempre acompanhado e procure ser cheio do Espírito.

4 comentários:

  1. Shalom, irmâo Flávio.
    Acabo de entrar no teu blog, e já estou amando o conteúdo dele. É de primeira linha, e muito útil para quem, como eu, recebi do Senhor a missâo de evangelizar especialmente o povo judeu.Fui resgatada de uma família judaica com este propósito,e teu blog, caro irmâo, está me ajudando a manter minha espada afiada. Deus seja louvado pela tua vida,abençoado Flávio!

    ResponderExcluir
  2. A paz do senhor,irmão Flávio.
    Realmente confesso que a timidez é algo que me atrapalha muito, mais quando começo a falar parece que não quero mais parar de evangelizar,a questão é enfrentar essa barreira,quando nós a enfrentamos e deixamos o espirito santo de Deus falar através de nós é coisa tremenda.

    ResponderExcluir
  3. Muita paz irmao e os demais amasos em crisro jesus .
    O conteudo que aqui se trata é para mim ,é verdade o medo me tem dominado , mas eu vejo que a necessidade de envagelizar.

    ResponderExcluir
  4. Muita paz irmao e os demais amasos em crisro jesus .
    O conteudo que aqui se trata é para mim ,é verdade o medo me tem dominado , mas eu vejo que a necessidade de envagelizar.

    ResponderExcluir