domingo, 11 de outubro de 2009

Medindo o nível de interesse do ouvinte


Medir o nível de interesse do ouvinte é algo muito importante no evangelismo. Se percebemos que não há interesse podemos mudar os argumentos, não estou falando da pessoa que não quer ouvir(isso é um direito dela), estou falando das pessoas que param para ouvir mas em determinado momento da nossa mensagem ou até mesmo desde o começo não demonstram muito interesse.

A comunicação não ocorre apenas através da fala, muito dela ocorre através de gestos. Através dos gestos que o nosso ouvinte faz é possível perceber se ele está realmente interessado, tornando-se mais fácil.
O evangelista deve estar atento aos gestos e postura de seu interlocutor. Se a pessoa não está demonstrando interesse nenhum ainda não é o momento de fazer o apelo. Se ela está demonstrando bastante interesse, não devemos perder tempo falando demais e correndo o risco do interesse sumir, devemos fazer o apelo imediatamente, isso se já explicamos para a pessoa o que é aceitar a Jesus como único Salvador e Senhor.

Não é apenas um gesto que a pessoa faz que determina seu nível de interesse, devemos considerar uma série de fatores. As pessoas não movimentam-se apenas inconscientemente, apenas os gestos que ela faz sem pensar antes pedem nos mostrar se nossa mensagem está sendo bem aceita ou não. Devemos analisar de forma ampla. A pessoa pode estar com os braços cruzados e ao mesmo tempo fazendo perguntas, com certeza essa pessoa está interessada e cruzou os braços apenas por que sente-se mais confortável nessa postura. Como disse Freud em determinado momento: “Um charuto às vezes, é apenas um charuto”.

O gestos que demonstram desinteresse por parte da pessoa são: Braços cruzados, pés apontados para outra direção, a pele do canto interno dos olhos(entre os olhos e o nariz) contraída, olhar distraído, inclinação do corpo para traz. Se a pessoa demonstra não apenas um, mas alguns desses gestos provavelmente ainda não é o momento de fazer o apelo, devemos mudar nossos argumentos e tentar outros, talvez até perguntar o que ela acha do que estamos falando para saber exatamente no que ela discorda. Lembrar essa pessoa de que Jesus a ama também ajuda, por que muitas vezes as pessoas confundem nossas intenções e devemos lembrá-las de que estamos falando de Jesus para elas pela importância que o Senhor dá às suas vidas.

Gestos que demonstram interesse por parte das pessoas: Inclinação do corpo para frente, iris dos olhos (parte colorida) dilatada, pele nos cantos dos olhos(entre os olhos e o nariz) relaxada, descruzar dos braços, boca levemente aberta. Esses gestos são fatores importantes que demonstram interesse por parte dos ouvintes. Se a mensagem do evangelho está clara e a pessoa demonstra interesse, não devemos perder a oportunidade, é a hora exata de fazer o apelo.

Vale lembrar também que mais importante do que qualquer técnica é estarmos cheios do Espírito Santo. Em tudo dependemos do Senhor, essas técnicas servem apenas para nos auxiliar.

Um comentário:

  1. muito interessante e esclarecedor ,parabéns professor,excelente para apredermos amaneira correta de evangelizar até mesmo abordagem.

    ResponderExcluir