domingo, 11 de outubro de 2009

A importância da Teologia Sistemática para o evangelista


"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (IITimóteo 2:15)

Um dos maiores desafios para o evangelista é ganhar pessoas que são membros de seitas heréticas. As seitas dizem crer em Jesus, ensinar Jesus, algumas dizem até mesmo que crêem na Bíblia, mas creem também em outros livros diferentes como regra de fé. Muitos membros de seitas até conhecem mais Bíblia(tudo fora do contexto) do que a maioria dos evangélicos. Isso torna muito difícil a evangelização, e aumenta a necessidade do conhecimento bíblico por parte do evangelista.

Estudar Teologia Sistemática é estudar as doutrina bíblicas, é estudar a Bíblia por assunto. As doutrinas são: Teologia (doutrina de Deus), Cristologia ( doutrina de Cristo), Pneumatologia (doutrina o Espírito Santo), Hamartiologia( doutrina do pecado), Soteriologia (doutrina da salvação), angelologia (doutrina dos anjos), Eclesiologia(doutrina da Igreja) e escatologia(doutrina das últimas coisas).

Estudar uma doutrina é estudar tudo o que a Bíblia fala sobre o assunto. Por exemplo, se eu estudar Cristologia, vou saber o que a Bíblia fala sobre Jesus e estarei habilitado para refutar qualquer heresia criada sobre a pessoa de Cristo. Se eu estudar Pneumatologia, vou estudar em toda a Bíblia o que ela fala a respeito do Espírito Santo, e saberei refutar qualquer heresia relacionada ao Espírito Santo.


Existem muitos livros de Teologia Sistemática, eu recomendo: Teologia Elementar, Bancroft, E. H; Teologia Sistemática Stanley M Horton; Doutrinas bíblicas ,Grudem; Conhecendo as Doutrinas Bíblicas Mayer Pearlman.

Um comentário:

  1. Amado, estou começando nesta area e amo estar evangelizando, falar do amor que me salvou da morte eterna do pecado e do inferno. por isso amo falar do amor de Deus através de Cristo. abraço e que o Eterno o abençoe sempre.

    ResponderExcluir