segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Uma palavra introdutória


"E disse-lhes Jesus: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado"
(Marcos 16:15,16)


Evangelizar é mais do que um serviço religioso, é a principal missão da Igreja.

A maioria dos cristãos tem um verdadeiro amor pelas almas, mas sente dificuldades com o evangelismo. Isso é natural, é mesmo um serviço difícil que traz momentos bons, mas traz também momentos muito amargos. Entretanto, evangelizar é algo que traz um fruto para a vida eterna, é “ajuntar tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não roem e onde ladrão nenhum pode roubar”.

Existem muitos métodos de evangelismo: Evangelismo pessoal, visita no lar, culto ao ar livre, programa de televisão, rádio, entrega de folhetos, etc. Acredito que todo método de evangelismo é importante e pode dar fruto, desde que feito com amor.

É de suma importância entendermos que sempre podemos aprender mais, e conseguir resultados cada vez maiores na obra de Deus.
Com esse objetivo criei esse blog, aumentar o conhecimento de pessoas que evangelizam há muitos anos. E também ajudar quem está começando ou quer começar, a vencer suas dificuldades e conseguir resultados significativos.

Mais importante do que conhecer e aplicar as técnicas aqui apresentadas é termos sempre a consciência da nossa dependência de Deus. Com uma vida de oração, e a prática dessas técnicas, o evangelista com certeza terá muitos resultados.

Os textos aqui apresentados são bem resumidos, minha intenção não é um aprofundamento teórico no assunto. É sim apresentar algo que deve ser praticado!!!


Vale lembrar também que não devemos perder muito tempo com quem não quer ouvir o evangelho. As pessoas tem o direito de escolher se querem nos ouvir ou não. É melhor orar e esperar uma nova oportunidade ao invés de botar tudo a perder quando o momento não é oportuno.
.

Um semeia o outro ceifa



"E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem.
Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa.
Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho”( João 4: 36-38).



Às vezes falamos de Jesus para as pessoas, e pela forma que elas nos ouvem, julgamos que estão receptivas ou não à Palavra. É possível observarmos isso no momento, como falo sobre esse assunto no tópico: “Medindo o nível de interesse do ouvinte”. Mas isso é no momento, tem pessoas que estão interessadas no Evangelho mas depois desistem, têm também aquelas que no momento não pensam em se converter mas a Palavra fica me seus corações gerando fruto até mesmo depois de muitos anos. Muitas vezes a palavra que falamos para uma pessoa hoje, pode ser completada por outro cristão anos depois levando a pessoa a entender a mensagem do evangelho.

O ganhador de almas precisa compreender que Deus está agindo através de seu trabalho na obra. Os frutos nem sempre são imediatos, e nunca sabemos exatamente quais pessoas que evangelizamos vão decidir se converter.

A obra de Deus é algo muito complexo, como está escrito em Isaías:
“Os meus caminhos não são os vossos caminhos, os meus pensamentos não são os vossos pensamentos”.
O que precisamos fazer é evangelizar sem a ilusão de que muitas pessoas se converterão naquele momento. É claro que isso pode ocorrer, mas nem sempre é assim. Mas uma coisa é fato, a Palavra de Deus nunca é infrutífera, ela sempre vai causar um impacto nas pessoas.
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” ( I Corintios 15:58)
“Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” ( Isaías 55:9-11).

Como abordar as pessoas


"E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse:
Entendes tu o que lês?" (Atos 8:29,30)
Um método bastante eficiente de abordar o pecador é fazendo perguntas. Perguntas do tipo: “ Você já parou para pensar em assuntos espirituais?” ou “ Quando a pessoa morre, para onde ela vai?”. Sempre de forma educada e simpática.

Abordar as pessoas fazendo perguntas torna a evangelização muito mais eficiente, por dois motivos:
Quando fazemos algo para uma pessoa ela sente-se impulsionada a agir com reciprocidade, ela age da mesma forma. Isso é um instinto natural das pessoas. Se eu quero ser ouvido, nada melhor para conseguir isso do que primeiro ouvir. Quando escutamos pacientemente o que as pessoas têm a dizer, elas sentem vontade de nos escutar também (existem raras exceções).
Também é interessante ouvir o que as pessoas pensam, para saber exatamente qual dúvida elas têm a respeito do cristianismo. Às vezes para a pessoa decidir se converter, ela tem dúvidas que podem ser esclarecidas facilmente, mas para sana-las precisamos saber exatamente quais são.
É claro que existem também pessoas que gostam tanto de falar que vão querer ficar o dia todo tomando nossos ouvidos, sem nos dar chance de falar do evangelho. Cabe ao evangelista saber administrar isso da melhor forma

domingo, 11 de outubro de 2009

A natureza da morte de Jesus


Há algo que todo evangelista deve saber e que a maioria das pessoas nas igrejas não sabem, o que significou de acordo com as escrituras a morte de Jesus.

Muitas heresias tem surgido em torno da morte de Jesus. Tem pessoas que acreditam que Jesus morreu como “mártir”, outras pensam que Ele morreu para "protestar contra os pecados da humanidade”, também há aquelas que dizem que Ele morreu para "exercer uma nfluência moral”, outras pensam que Ele morreu para “provar o amor que tem pela humanidade”.

Nenhum desses ensinamentos tem base bíblica. Com certeza a que causa mais confusão é a que fala que Jesus morreu para provar o amor. Existem muitas músicas(algumas até bonitas) que mencionam essa heresia. É claro que a motivação de Jesus em morrer por nós foi o Seu amor, como está escrito em Romanos 2:8:


“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.
Uma coisa que precisa ficar bem clara é que o amor motivou Jesus a morrer por nós, e saber que Ele morreu por nós é saber que ele nos ama, mas o propósito da morte não foi provar o amor, foi tirar os nossos pecados. Deus provou o seu amor para com o Seu povo de diversas formas séculos antes de Jesus nascer, como podemos observar no Antigo Testamento. Jesus não precisaria morrer apenas para provar esse amor.

A verdadeira natureza da morte de Jesus apresentada nas escrituras é:

-Uma morte pré determinada:
“A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos” (Atos 2:23)Antes de Jesus nascer já estava decidido que Ele viria para morrer pela humanidade.

-Uma morte voluntária:“Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai” (João 10:17-18)
Jesus se entregou voluntariamente à morte

-Foi uma morte vicária (substitutiva):
“Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito” (I Pedro 3:16)
Ele assumiu a culpa no lugar da humanidade. Deus é justo, a sua Justiça de ser cumprida. A punição que o pecado exige acorreu em Jesus. Ele nunca pecou, mas foi punido no nosso lugar, para que através do méritos Dele pudéssemos obter o perdão.

-Foi uma morte redentora:“Por que o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” ( Marcos 10:45).Jesus resgatou a humanidade das garras do pecado.

-Foi uma morte expiatória:
“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”( Gálatas 3:13)Expiar significa retirar a culpa. Ele retirou a maldição do pecado.

-Foi uma morte propiciatória.“Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados” ( 1 João 4:10)Falar que a morte de Jesus foi uma morte propiciatória, é falar que quando Deus olha para as pessoas Ele não vê nelas o pecado.

-Foi uma morte sacrificial“Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.” (1 Corintios 5:7)Ele é o Cordeiro que Deus que foi morto em sacrifício pelos nossos pecados.
Falar que a morte de Jesus é uma morte sacrificial, é usar os símbolos e rituais religiosos de Israel para ilustrar o que já foi dito acima. Esse ritos apontavam para Jesus.

Entender a natureza da morte de Jesus é entender a natureza do Evangelho. Seu significado não é nos fazer sentir pena ou tomar decisões. Significa "o homem tendo a chance de se reconciliar com Deus".

A frase “o Sangue de Jesus purifica...” é uma figura de linguagem chamada metonímia, é a substituição do todo pela parte.

Quando falamos que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, não é literalmente o sangue, é a morte em si, é a substituição.




Evangelizar não é brigar


“E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,
E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.” (IITimóteo 2:24-26)
Evangelizar é levar as boas novas do evangelho às pessoas. Tem alguns cristãos que confundem isso, adoram condenar as pessoas antes de sequer falar que Jesus perdoa os pecados.

Devemos sempre ser educados e pacientes no momento da evangelização, mesmo se alguém agir de forma desrespeitosa, devemos seguir o nosso caminho e não começar a “evangelizar brigando”, com frases do tipo: “Quem vai pro inferno é você mesmo” ou começar a falar nervoso. Evangelizar assim não é evangelizar, é escandalizar o evangelho.

A bíblia é clara em nos ensinar que ninguém é obrigado a se converter, sabemos o que a Palavra fala sobre o destino cruel de quem não aceita a Jesus, mas não podemos ser tão cruéis ao ponto falar com frieza a uma pessoa que ela terá um fim trágico na eternidade.

Evangelizar é levar boas notícias, é falar para as pessoas que Jesus tem uma vida nova para elas. Uma vida nova aqui, e também uma vida eterna maravilhosa num lugar maravilhoso, onde “não haverá mais morte, nem choro, nem dor e nem tristeza”, um lugar onde veremos a Deus face a face.
As pessoas devem saber que só Deus pode preencher o vazio que existe no coração humano, que só Deus no traz a verdadeira paz, que o Espírito Santo habitando em nossas vidas nos faz sentir uma alegria muito maior do que a alegria passageira que o pecado dá. As pessoas precisam saber que não existe problema que Deus não possa resolver, e que se ela está passando por um momento difícil há um Deus poderoso que pode ajudá-la, caso ela escolha se voltar para Ele.

O evangelista não pode ser um brigão, ele deve ser frio ao ponto de não se ofender quando é maltratado. E consciente de que nunca sabemos quem realmente vai se converter, há pessoas que não aceitam a Palavra naquele momento, mas em outras circunstâncias de suas vidas sentem a necessidade de buscar a Deus, e lembram do evangelho.

Devemos transmitir o evangelho de forma educada, não por desencargo de consciência, mas sim com o objetivo de verdadeiramente ganhar as almas para o Senhor Jesus.

A importância da Teologia Sistemática para o evangelista


"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (IITimóteo 2:15)

Um dos maiores desafios para o evangelista é ganhar pessoas que são membros de seitas heréticas. As seitas dizem crer em Jesus, ensinar Jesus, algumas dizem até mesmo que crêem na Bíblia, mas creem também em outros livros diferentes como regra de fé. Muitos membros de seitas até conhecem mais Bíblia(tudo fora do contexto) do que a maioria dos evangélicos. Isso torna muito difícil a evangelização, e aumenta a necessidade do conhecimento bíblico por parte do evangelista.

Estudar Teologia Sistemática é estudar as doutrina bíblicas, é estudar a Bíblia por assunto. As doutrinas são: Teologia (doutrina de Deus), Cristologia ( doutrina de Cristo), Pneumatologia (doutrina o Espírito Santo), Hamartiologia( doutrina do pecado), Soteriologia (doutrina da salvação), angelologia (doutrina dos anjos), Eclesiologia(doutrina da Igreja) e escatologia(doutrina das últimas coisas).

Estudar uma doutrina é estudar tudo o que a Bíblia fala sobre o assunto. Por exemplo, se eu estudar Cristologia, vou saber o que a Bíblia fala sobre Jesus e estarei habilitado para refutar qualquer heresia criada sobre a pessoa de Cristo. Se eu estudar Pneumatologia, vou estudar em toda a Bíblia o que ela fala a respeito do Espírito Santo, e saberei refutar qualquer heresia relacionada ao Espírito Santo.


Existem muitos livros de Teologia Sistemática, eu recomendo: Teologia Elementar, Bancroft, E. H; Teologia Sistemática Stanley M Horton; Doutrinas bíblicas ,Grudem; Conhecendo as Doutrinas Bíblicas Mayer Pearlman.

Levando Jesus onde os pecadores estão


"E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,
Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.
Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.
E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?
Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou." ( Atos 8:24-38)

O evangelista deve entender que as pessoas não precisam estar dentro do templo da igreja para aceitarem a Jesus como salvador, elas podem estar em qualquer lugar. Não é o lugar que salva, é Jesus, e ele nunca rejeita quem toma a atitude de entregar sua vida a Ele:
“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” (João 6:37)Se a pessoa entrega sua vida ao Senhor Jesus, independente do lugar o Espírito Santo vai operar nela a obra da regeneração.
Com o Espírito Santo habitando na pessoa, fica mais fácil ela começar a frequentar uma igreja, isso por que Deus lhe dará forças. A pessoa já será salva e sentirá o desejo de ser discipulada.

Medindo o nível de interesse do ouvinte


Medir o nível de interesse do ouvinte é algo muito importante no evangelismo. Se percebemos que não há interesse podemos mudar os argumentos, não estou falando da pessoa que não quer ouvir(isso é um direito dela), estou falando das pessoas que param para ouvir mas em determinado momento da nossa mensagem ou até mesmo desde o começo não demonstram muito interesse.

A comunicação não ocorre apenas através da fala, muito dela ocorre através de gestos. Através dos gestos que o nosso ouvinte faz é possível perceber se ele está realmente interessado, tornando-se mais fácil.
O evangelista deve estar atento aos gestos e postura de seu interlocutor. Se a pessoa não está demonstrando interesse nenhum ainda não é o momento de fazer o apelo. Se ela está demonstrando bastante interesse, não devemos perder tempo falando demais e correndo o risco do interesse sumir, devemos fazer o apelo imediatamente, isso se já explicamos para a pessoa o que é aceitar a Jesus como único Salvador e Senhor.

Não é apenas um gesto que a pessoa faz que determina seu nível de interesse, devemos considerar uma série de fatores. As pessoas não movimentam-se apenas inconscientemente, apenas os gestos que ela faz sem pensar antes pedem nos mostrar se nossa mensagem está sendo bem aceita ou não. Devemos analisar de forma ampla. A pessoa pode estar com os braços cruzados e ao mesmo tempo fazendo perguntas, com certeza essa pessoa está interessada e cruzou os braços apenas por que sente-se mais confortável nessa postura. Como disse Freud em determinado momento: “Um charuto às vezes, é apenas um charuto”.

O gestos que demonstram desinteresse por parte da pessoa são: Braços cruzados, pés apontados para outra direção, a pele do canto interno dos olhos(entre os olhos e o nariz) contraída, olhar distraído, inclinação do corpo para traz. Se a pessoa demonstra não apenas um, mas alguns desses gestos provavelmente ainda não é o momento de fazer o apelo, devemos mudar nossos argumentos e tentar outros, talvez até perguntar o que ela acha do que estamos falando para saber exatamente no que ela discorda. Lembrar essa pessoa de que Jesus a ama também ajuda, por que muitas vezes as pessoas confundem nossas intenções e devemos lembrá-las de que estamos falando de Jesus para elas pela importância que o Senhor dá às suas vidas.

Gestos que demonstram interesse por parte das pessoas: Inclinação do corpo para frente, iris dos olhos (parte colorida) dilatada, pele nos cantos dos olhos(entre os olhos e o nariz) relaxada, descruzar dos braços, boca levemente aberta. Esses gestos são fatores importantes que demonstram interesse por parte dos ouvintes. Se a mensagem do evangelho está clara e a pessoa demonstra interesse, não devemos perder a oportunidade, é a hora exata de fazer o apelo.

Vale lembrar também que mais importante do que qualquer técnica é estarmos cheios do Espírito Santo. Em tudo dependemos do Senhor, essas técnicas servem apenas para nos auxiliar.

sábado, 10 de outubro de 2009

Vencendo a timidez


Para as pessoas que estão começando a evangelizar o maior obstáculo é a timidez. Mas vale lembrar que a timidez pode e deve ser combatida na hora da evangelização

No começo é sempre difícil vencer o medo de parar pessoas na rua que não conhecemos ou falar para um grupo delas, isso é algo natural, acontece com todo mundo. Mas a melhor forma de vencer o medo é enfrentá-lo. Nas primeiras vezes que a pessoa evangeliza fica com vergonha de abordar as primeiras pessoas, depois a timidez desaparece. É mais difícil falar para as primeiras pessoas, depois fica natural.

Com o passar do tempo, a timidez some totalmente, até mesmo alguém que antes era extremamente tímido, começa a falar com naturalidade em qualquer situação. Por isso eu recomendo ao evangelista iniciante que vença a timidez com a prática do evangelismo.

É importante também evangelizar sempre com no mínimo mais uma pessoa. Jesus mandou seus apóstolos evangelizarem de dois em dois.
A obra de Deus é algo muito complicado, satanás faz de tudo para desanimar os crentes. Se a pessoa sai para evangelizar com outra, elas compartilham suas experiências, e se apóiam.

A oração também é algo muito importante para vencer a timidez, se estamos cheios do espírito fica tudo mais fácil. Em Atos 4:24-31 há um exemplo dos primeiros cristãos que pediram a Deus ousadia e sairam pregando por toda a parte:



"...E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há;
Que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram os gentios, e os povos pensaram coisas vãs?
Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram à uma, Contra o Senhor e contra o seu Ungido.
Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel;
Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer.
Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;
Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.
E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus."


Então não esqueça, vença sua timidez com a prática do evangelismo, evangelize sempre acompanhado e procure ser cheio do Espírito.